Mensagem do dia (08/04/2024)

Se Maria não fosse humilde, não desceria sobre Ela o Espírito Santo; e, se Este não descesse, Ela não conceberia pelo poder d’Ele. Pois como poderia conceber d’Ele sem Ele? É claro, portanto, que, para Ela conceber d’Ele, «o Senhor olhou para a humildade de sua serva» muito mais do que para a sua virgindade; e, embora tenha por sua virgindade agradado a Deus, foi pela humildade que concebeu.

São Bernardo de Claraval.

Mensagem do dia (06/04/2024)

A razão pela qual os discípulos tardarão em acreditar na Ressurreição do Senhor, não foi tanto por sua fraqueza como por nossa futura firmeza na fé; pois a própria ressurreição demonstrada com muitos argumentos aos que duvidavam, que outra coisa significa senão que nossa fé se fortaleça por sua dúvida?

São Gregório Magno (Papa).

Mensagem do dia (02/04/2024)

Ó bom Senhor, vê que é a tua discípula fiel, resgatada pelo teu sangue, que está atormentada pelo desejo de Te ver. Vais permitir que tal sofrimento dure muito tempo? Agora que escapaste à corrupção, perdeste toda a compaixão? Agora que atingiste a imortalidade, esqueceste a misericórdia? Não, a tua doce bondade, Amigo, leva-Te a intervir sem tardar, para que aquela que chora o seu Senhor não ceda à amargura do coração.

Santo Anselmo de Cantuária.

Mensagem do dia (31/03/2024)

Em Cristo teve início a nossa ressurreição, porque há uma prefiguração do objeto de nossa esperança naquele que por todos morreu. Não hesitamos, desconfiados, nem ficamos em dúvida à espera do incerto. Tendo recebido o começo do que nos foi prometido, já temos com os olhos da fé o futuro e alegres com a promoção de nossa natureza, já estamos de posse do que cremos.

São Leão Magno (Papa).

Mensagem do dia (30/03/2024)

Parece vencido, sua obra parece destruída, quase todos os discípulos partiram. Maria não cessa, um só instante, de acreditar que Ele é o Salvador, o Verbo de Deus encarnado que ressuscitará ao terceiro dia, conforme predissera. Maria compreende, como ninguém jamais compreenderá, as sete palavras que Ele pronunciou antes da morte. Ela oferece ao Pai este Filho, não apenas querido, mas legitimamente adorado, com todo o amor de que é capaz, e oferece o amor, ainda maior, d’Aquele que morre por nós. Oferecendo-o, deste modo, recebe a plenitude final da graça, que a torna, mais do que nunca, Mãe dos homens, co-redentora e medianeira universal.

Padre Reginald Garrigou-Lagrange.

Mensagem do dia (29/03/2024)

Aquele que volta propositada e completamente os olhos para Cristo ao vê-Lo pregado na cruz, com fé, esperança e caridade, devoção, admiração, regozijo, reconhecimento, elogio e júbilo, esse celebra a Páscoa com Ele, ou seja, põe-se a caminho para atravessar o Mar Vermelho graças à bengala da cruz. Ao deixar o Egito, entra no deserto para aí provar o «maná escondido» e repousar com Cristo no túmulo, exteriormente como morto, mas experimentando – na medida em que os seus progressos lho permitem – o que foi dito na cruz ao malfeitor companheiro de Cristo: «Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso».

São Boaventura.

Mensagem do dia (28/03/2024)

Justa admiração do apóstolo! O Criador serve à criatura. Entretanto, Jesus por ti faz mais do que no lava-pés dos apóstolos. A eles lavou, com água, os pés; a ti, com o próprio sangue, tua alma. Onde a tua admiração, onde teu reconhecimento? Oxalá ao menos peças que Jesus mais e mais te purifique das más inclinações e de todas as imperfeições! Ama a quem te ama.

Frei Pedro Sinzig.

Mensagem do dia (27/03/2024)

A paz é um dom da ressurreição de Cristo. No limiar da morte, Ele não hesitou em dar essa paz ao discípulo que O entregou: beijou o traidor como se beija um amigo fiel. Não penseis que o beijo que o Senhor deu a Judas Iscariotes foi inspirado por qualquer sentimento que não fosse a ternura. Cristo já sabia que Judas O trairia. Sabia o que significava esse beijo, que era normalmente um sinal de amor, e não Se furtou a ele. A amizade é assim mesmo: não recusa um último beijo àquele que vai morrer; não retira essa última prova de ternura aos entes queridos. Mas Jesus esperava também que esse gesto sobressaltasse Judas e que, espantado pela sua bondade, ele não traísse Aquele que o amava, ele não entregasse Aquele que o beijava. Assim, esse beijo foi dado como um teste: se o reabilitasse, seria um laço de paz entre Jesus e o seu discípulo; mas, se Judas O traísse, esse beijo criminoso tornar-se-ia a sua própria acusação.

São Máximo de Turim.

Mensagem do dia (26/03/2024)

Poucas horas antes, Pedro havia dito: «Ainda que eu morra contigo, não te negarei»; mas agora, infelizmente! à primeira palavra de uma mulher, por vergonha e medo, ele nega que algum dia O conheceu. Quantos existem agora que, não por humildade, mas por mero receio do que o mundo dirá, têm medo de assumir qualquer ação cristã ou virtuosa e de professarem-se seguidores de Cristo!

Padre Roger Baxter.

Mensagem do dia (25/03/2024)

Vede a devoção e a fé desta santa mulher. Os outros estavam à mesa com o Senhor; ela unge-Lhe os pés. Os outros conversavam com o Senhor; ela, no silêncio da sua fé, enxuga-Lhe os pés com os cabelos. Os outros apareciam para as honras; ela, para o serviço. Mas o serviço de Maria teve mais valor aos olhos de Cristo do que o lugar de honra dos convivas.

São Cromácio de Aquiléia.

Mensagem do dia (24/03/2024)

Em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de folhagens que alegram o olhar por pouco tempo, mas depressa perdem o seu verdor, prostremo-nos aos pés de Cristo. Revestidos de sua graça, ou melhor, revestidos dele próprio, – «vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo» – prostremo-nos a seus pés como mantos estendidos.

Santo André de Creta.

Mensagem do dia (23/03/2024)

Temos a nosso lado o mesmo Cristo que luta e sofre por nós e conosco, de modo que, acompanhados e assistidos por tão magnânimo e poderoso Capitão e Senhor, não só podemos suportar com alegria e constância as penas e sofrimentos que o Senhor nos manda mas também será nosso exercício permanente pedir-Lhos maiores, porque só assim e com o desprezo das coisas terrenas se podem conquistar os louros do Céu.

São Daniel Comboni.

Mensagem do dia (17/03/2024)

Cristo nasceu entre nós, nasceu da Virgem Santa como as espigas brotam da terra. Aliás, não hesita em dizer de Si próprio que é o grão de trigo: «Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.» Deste modo, ofereceu-Se por nós ao Pai, à maneira de um feixe e como primícias da terra.

São Cirilo de Alexandria.