Mensagem do dia (28/03/2024)

Justa admiração do apóstolo! O Criador serve à criatura. Entretanto, Jesus por ti faz mais do que no lava-pés dos apóstolos. A eles lavou, com água, os pés; a ti, com o próprio sangue, tua alma. Onde a tua admiração, onde teu reconhecimento? Oxalá ao menos peças que Jesus mais e mais te purifique das más inclinações e de todas as imperfeições! Ama a quem te ama.

Frei Pedro Sinzig.

Mensagem do dia (27/03/2024)

A paz é um dom da ressurreição de Cristo. No limiar da morte, Ele não hesitou em dar essa paz ao discípulo que O entregou: beijou o traidor como se beija um amigo fiel. Não penseis que o beijo que o Senhor deu a Judas Iscariotes foi inspirado por qualquer sentimento que não fosse a ternura. Cristo já sabia que Judas O trairia. Sabia o que significava esse beijo, que era normalmente um sinal de amor, e não Se furtou a ele. A amizade é assim mesmo: não recusa um último beijo àquele que vai morrer; não retira essa última prova de ternura aos entes queridos. Mas Jesus esperava também que esse gesto sobressaltasse Judas e que, espantado pela sua bondade, ele não traísse Aquele que o amava, ele não entregasse Aquele que o beijava. Assim, esse beijo foi dado como um teste: se o reabilitasse, seria um laço de paz entre Jesus e o seu discípulo; mas, se Judas O traísse, esse beijo criminoso tornar-se-ia a sua própria acusação.

São Máximo de Turim.

Mensagem do dia (26/03/2024)

Poucas horas antes, Pedro havia dito: «Ainda que eu morra contigo, não te negarei»; mas agora, infelizmente! à primeira palavra de uma mulher, por vergonha e medo, ele nega que algum dia O conheceu. Quantos existem agora que, não por humildade, mas por mero receio do que o mundo dirá, têm medo de assumir qualquer ação cristã ou virtuosa e de professarem-se seguidores de Cristo!

Padre Roger Baxter.

Mensagem do dia (25/03/2024)

Vede a devoção e a fé desta santa mulher. Os outros estavam à mesa com o Senhor; ela unge-Lhe os pés. Os outros conversavam com o Senhor; ela, no silêncio da sua fé, enxuga-Lhe os pés com os cabelos. Os outros apareciam para as honras; ela, para o serviço. Mas o serviço de Maria teve mais valor aos olhos de Cristo do que o lugar de honra dos convivas.

São Cromácio de Aquiléia.

Mensagem do dia (24/03/2024)

Em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de folhagens que alegram o olhar por pouco tempo, mas depressa perdem o seu verdor, prostremo-nos aos pés de Cristo. Revestidos de sua graça, ou melhor, revestidos dele próprio, – «vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo» – prostremo-nos a seus pés como mantos estendidos.

Santo André de Creta.

Mensagem do dia (23/03/2024)

Temos a nosso lado o mesmo Cristo que luta e sofre por nós e conosco, de modo que, acompanhados e assistidos por tão magnânimo e poderoso Capitão e Senhor, não só podemos suportar com alegria e constância as penas e sofrimentos que o Senhor nos manda mas também será nosso exercício permanente pedir-Lhos maiores, porque só assim e com o desprezo das coisas terrenas se podem conquistar os louros do Céu.

São Daniel Comboni.

Mensagem do dia (17/03/2024)

Cristo nasceu entre nós, nasceu da Virgem Santa como as espigas brotam da terra. Aliás, não hesita em dizer de Si próprio que é o grão de trigo: «Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.» Deste modo, ofereceu-Se por nós ao Pai, à maneira de um feixe e como primícias da terra.

São Cirilo de Alexandria.

Mensagem do dia (10/03/2024)

Certamente, quem crê em Jesus nem sempre vê apenas o sol na sua vida, quase como se pudesse evitar sofrimentos e dificuldades; porém, tem sempre uma luz clara que lhe indica um caminho, o caminho que conduz à vida em abundância. Os olhos de quem crê em Cristo vislumbram uma luz mesmo na noite mais escura, e já vislumbram o brilho de um novo dia.

Papa Bento XVI.

Mensagem do dia (09/03/2024)

A divindade é pureza, ausência de toda paixão e separação de todo o mal. Se em ti existe tudo isto, Deus está efetivamente em ti. Por conseguinte, se o teu pensamento não tem mistura de mal e está livre de toda a paixão e livre de mancha, és feliz pela tua clarividência, pois, por estares purificado, podes perceber o que é invisível para os que não estão purificados.

São Gregório de Nissa.

Mensagem do dia (05/03/2024)

Ter em recordação os novíssimos nos dá uma razão ainda mais urgente para aprender a orar: não temos um tempo infinito. Estamos um dia mais perto de nosso destino hoje, do que estávamos ontem. Garanto-lhe que, depois de morrer você não dirá: «Passei muito tempo orando; gostaria de ter assistido mais TV­».

Peter Kreeft.

Mensagem do dia (04/03/2024)

Se aspiras a tanta perfeição, deves fazer contínua violência a ti mesma, para combateres generosamente e aniquilar todas as tuas vontades, grandes e pequenas. Para isso é necessário que, com grande prontidão de ânimo, te aparelhes para esta batalha, pois só é coroado o soldado valoroso. Este combate é difícil, mais que nenhum outro, pois combatemos contra nós mesmos. Por maior, porém, que seja a batalha, mais gloriosa, e mais cara a Deus, será a vitória.

Padre Lorenzo Scupoli.

Mensagem do dia (03/03/2024)

Qual a razão porque Jesus fez retirar os vendilhões, e mandou os que vendiam pombas se retirarem do recinto? Sua intenção nada mais era que limpar o Templo, como dizendo: Eu sou o dono de direito deste Templo, e o quero só para mim. Que quer dizer isto? Este templo no qual Deus seria senhor único, é a alma humana, a qual Ele criou exatamente da mesma forma que Ele mesmo é, como está escrito por Nosso Senhor: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança». E foi isto exatamente que foi feito. Tão semelhante a Si mesmo Deus erigiu a alma humana, que não há nada entre o Céu e a Terra, apesar de toda variedade de criaturas que Deus fez, com tanta alegria, que mais se pareça a Deus, que a alma humana. Por isto é que Deus deseja este templo completamente limpo, para que possa ocupá-lo apenas Ele. Isto se deve ao fato que este templo lhe é tão agradável, por sua semelhança a Si mesmo, e tão à vontade Ele se encontra, ao ali se ver sozinho.

Eckhart de Hochheim.

Mensagem do dia (25/02/2024)

Os mistérios da Transfiguração e da Paixão têm entre si íntima relação. É no meio dos resplendores da sua Transfiguração, que Jesus Cristo fala da sua morte, com dois dos seus ministros do Antigo Testamento, e na presença de três do Novo. Que havia de comum entre o Tabor e o Calvário? Para quê aproximar duas situações tão opostas? No primeiro destes mistérios, tudo é glória e delícias para Jesus Cristo; no segundo, tudo é opróbrio e sofrimento. No Tabor o seu rosto é refulgente como o sol, suas vestiduras se fazem brancas como a neve; no Calvário está nu, desfigurado, ensangüentado. Ali, o Pai Eterno reconhece-o por seu filho amado; aqui, o filho queixa-se de ser desamparado e desconhecido de seu Pai. Hoje seus apóstolos não podem separar-se dele; no dia da sua morte, todos o abandonarão. Todavia estes dois mistérios têm entre si íntima relação. Um mostra-nos a coroa que nos é destinada; o outro ensina-nos por que preço a alcançaremos. A sua união faz-nos conhecer que neste mundo a doçura e a amargura, a glória e a ignomínia não podem estar separadas muito tempo. Modera a nossa alegria na prosperidade, consola-nos na adversidade, e anima-nos com a esperança. Tem principalmente uma admirável força para abrasar nossos corações no amor divino. Sem a Transfiguração, comover-nos-ia menos a Paixão. Depois de contemplar as grandezas do filho de Deus, apreciamos melhor a caridade que o fez descer por nós ao último grau de humilhação.

Padre Pierre Chaignon.

Mensagem do dia (23/02/2024)

Se você estiver com medo e sem ajuda, reze! Deus vai dar-lhe os meios suficientes para poder perseverar. Nada é mais útil ao homem do que uma oração bem feita. Há poucos os que sabem rezar bem. A arte da oração é pouco conhecida e, ainda assim, ela é indispensável. Peça a Deus o dom da oração! Peça isso pelos méritos de Jesus Cristo. Com esse dom (a graça da oração) você vai alcançar todas as demais graças. Sem a oração você não consegue nada; com a oração pode-se conseguir tudo.

Padre Andreas Dankl.