Mensagem do dia (09/03/2014)

Adão foi expulso do deserto, Cristo vem do deserto; porque Ele sabia onde se encontrava o condenado que queria reconduzir ao paraíso, já liberto do seu pecado. […] Aquele que tinha perdido a rota que seguia no paraíso não era capaz de reencontrar a rota perdida no deserto, sem ter quem o guiasse. As tentações são numerosas, o esforço com vista à virtude é difícil, é fácil dar passos em falso e cair no erro. […] Sigamos pois a Cristo. […] Sigamos, pois, os Seus passos, e poderemos passar do deserto ao paraíso.

Santo Ambrósio.

Mensagem do dia (05/03/2014)

Iniciamos hoje os santos quarenta dias da quaresma, e convém-nos examinar atentamente por que razão esta abstinência é observada durante quarenta dias. Moisés, para receber a Lei pela segunda vez, jejuou quarenta dias. Elias, no deserto, absteve-se de comer durante quarenta dias. O Criador dos homens, ao vir para o meio dos homens, não tomou qualquer alimento durante quarenta dias. Esforcemo-nos também nós, tanto quanto nos for possível, por refrear o nosso corpo pela abstinência neste tempo anual dos santos quarenta dias.

São Gregório Magno (Papa).