- Jornada Cristã - https://www.jornadacrista.org -

Notícias que não saem na mídia: Vaticano patrocina festival da ciência na Nigéria

Acontecerá em Owerri, de 24 de abril a 2 de maio

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 23 de abril de 2009 (ZENIT.org [1]).- A cidade nigeriana de Owerri acolherá o Festival da Ciência de 24 de abril a 2 de maio, organizado pela associação Centro de Ciências Assumpta, de Owerri (ASCO) e pela Fundação IDIS (Instituto para a difusão e a valorização da cultura científica)  – Cidade da Ciência de Nápoles.

O Conselho Pontifício para a Cultura patrocina o evento, com a colaboração do grupo empresarial Finmeccanica e a participação de diversas entidades e fundações bancárias italianas.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, S.J., disse nesta quarta-feira, ao apresentar a iniciativa, que o festival demonstra que a África está no coração da Igreja depois da viagem do Papa a Camarões e Angola (de 17 a 23 de março) e frente ao Sínodo dos Bispos do próximo mês de outubro, no Vaticano.

O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, explicou que o evento «nasce da relação constante entre as instituições participantes», informou a Rádio Vaticana.

Também assinalou que o festival não acontece para investigar, mas «para conhecer os itinerários e os caminhos que a ciência segue, tanto em investigação rigorosa como em divulgação rigorosa».

«A ciência pode purificar a religião dos erros e das superstições e, por sua vez, a religião pode purificar a ciência da idolatria e dos falsos absolutos», acrescenta Dom Ravasi, referindo-se a algumas palavras de João Paulo II.

Por sua parte, o presidente da Fundação IDIS – Cidade da Ciência, professor Vittorio Silvestrini, explicou como nasceu o interesse pela realidade africana: «Nós estamos no sul da Europa, o Mediterrâneo nos separa dos países do Sul do mundo: as diferenças em termos de oportunidades, de riqueza e de qualidade de vida entre as duas margens do Mediterrâneo continuam sendo tão agudas e tão graves que agora, também nós que vivemos na parte rica, devemos refletir para conseguir um desenvolvimento equitativo, um futuro sereno, pacífico e sustentável», disse.

A associação ASCO foi idealizada em 2007 pelo capelão da Faculdade de Engenharia da Universidade La Sapienza de Roma, Emanuel Tobechi, recorda o jornal vaticano L’Osservatore Romano.

Graças a essa associação, 9 crianças de Owerri viajaram à Itália para acompanhar um curso formativo no IDIS de Nápoles e contribuir na programação do festival, enquanto alguns estudantes italianos tiveram a oportunidade de viajar à Nigéria para conhecer os problemas e sobretudo o potencial do projeto.

«Nosso sonho é construir um museu interativo permanente na cidade universitária de Owerri – explicou o diretor do IDIS, Luigi Amodio. A cultura científica está vivendo um grande despertar na África.»

«Não é por acaso que o próximo Congresso Mundial de Centros de Ciências vai ser celebrado, dentro de dois anos, em uma grande capital africana, Cidade do Cabo», acrescentou.

O Festival, recorda a sala de imprensa Il Velino, prevê incluir uma exposição desenvolvida em quatro áreas temáticas – ótica; eletricidade e magnetismo; força e energia; e som – e cinco laboratórios abertos sobre energia, meio ambiente, música, química, alimentação e saúde.

O ASCO buscará «apresentar a ciência às crianças, procurando suscitar seu interesse pelas carreiras científicas e tecnológicas e intercambiar conhecimentos com associados e instituições dedicadas à formação da população local».

Também quer «oferecer laboratórios didáticos de apoio ao ensino na escala e na universidade, e chegar às escolas das áreas rurais através de unidades móveis, exposições e equipamentos para os experimentos».

Outro de seus objetivos é converter-se em um centro de práticas e intercâmbios entre estudantes africanos e europeus, em resposta à insistente demanda dos estudantes italianos de uma experiência no continente africano.

Fonte: Zenit [2].