- Jornada Cristã - https://www.jornadacrista.org -

Notícias que não saem no jornal: Papa experimenta calor dos estudantes africanos de Roma

Manifestam sua solidariedade após os ataques recebidos durante sua viagem ao continenteCIDADE DO VATICANO, domingo, 29 de março de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI não ocultou neste domingo sua alegria ao experimentar o afeto dos jovens estudantes africanos de Roma, que fizeram do tradicional encontro com os peregrinos uma manifestação de solidariedade diante dos ataques que recebeu durante sua viagem à África, em particular pela questão do preservativo e da AIDS.

Jovens com bandeiras de vários países do continente, alguns deles religiosos ou seminaristas, manifestaram sua estima pelas mensagens de esperança que o Papa deixou nos Camarões e em Angola, de 17 a 23 de março.

Ao final da oração mariana do Ângelus, o Papa os cumprimentou em italiano, constatando que «quisestes vir para manifestar alegria e reconhecimento pela minha viagem apostólica à África. Agradeço-vos de coração. Rezo por vós, por vossas famílias e por vossos países de origem. Obrigado!».

O responsável do Comitê de Estudantes Africanos em Roma, Pierre Baba Mansare, antes de que se celebrasse o encontro, explicou à Zenit que, «de toda a mensagem pastoral do Santo Padre, a mídia ocidental extrapolou somente a frase sobre os preservativos, com o objetivo de criar polêmica», constata.

Diante desta situação, os estudantes – explica – «decidimos reagir com uma pequena manifestação de agradecimento ao Santo Padre pelo seu diagnóstico lúcido e objetivo sobre a realidade africana, um diagnóstico que a comunidade internacional não escutou, distraída pela polêmica mediática».

Ao mesmo tempo, Pierre Baba Mansare quer que o encontro sirva para lançar uma mensagem clara aos meios de comunicação ocidentais: «Não falem da África sem conhecer a realidade, pisoteando seus valores».

Os jovens chegaram acompanhados pelo arcebispo Roberth Sarah, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, de 56 anos.

Fonte: Zenit [1].