- Jornada Cristã - https://www.jornadacrista.org -

Perseguição aberta aos cristãos na Inglaterra: Enfermeira perde emprego por causa de crucifixo

Helen Slatter, de 43 anos, perdeu o seu emprego no Gloucestershire Royal Hospital, do Reino Unido, por não retirar o crucifixo que trazia ao pescoço, noticia a Renascença.

O pedido para que retirasse a cruz e o fio que a suporta foi feito pelos responsáveis do hospital que pertence à National Health Service, o Serviço Nacional de Saúde daquele país.

Segundo os responsáveis do hospital, o crucifixo apresentava dois perigos. Por um lado podia ser um ponto de contágio, albergando infecções, e por constitui um perigo de saúde uma vez que: “um doente pode agarrar um colar ou um fio, causando ferimentos ao funcionário”.

O hospital ainda sugeriu que Helen Slatter andasse com a cruz no bolso, mas a católica inglesa recusou-se.

Lamentando a perda do seu emprego, Helen perguntou porque razão não tinha sido informada destas condições na sua entrevista de emprego, alegando que do ponto de vista da NHS era um desperdício, pois tinham gasto dinheiro a treiná-la. Ainda por cima, afirmou: “trabalhei aqui durante 15 meses sem que isto constituísse qualquer problema”.

A NHS insiste que não se trata de uma questão religiosa, mas sim de ordem disciplinar, a ver com a saúde e segurança no local de emprego, e o respeito pela farda obrigatória, e realça que a enfermeira não foi despedida nem suspensa, tendo optado por não se demitir para não incorrer num processo disciplinar.

Casos recentes, contudo, parecem apresentar um padrão. O ano passado a enfermeira Caroline Petrie foi suspensa por se ter oferecido para rezar por uma doente. O caso suscitou tanta polémica que o hospital readmitiu-a, clarificando que pode continuar a rezar pelos doentes desde que averigúe de antemão se eles têm alguma “necessidade espiritual”.

Fonte: Agência Ecclesia [1].