Virgem santa, tu acolheste os piedosos reis magos com uma viva afeição e eles ficaram cheios de felicidade; digna-te também acolher-me e consolar-me, a mim que venho, seguindo o seu exemplo, visitar e oferecer-me ao teu Filho.
Santo Afonso de Ligório.
Perseguição aos cristãos: professora inglesa demitida após se oferecer para orar por estudante doente
Por Hilary White.
LONDRES, 4 de janeiro de 2010 (LifeSiteNews.com) – Uma professora cristã no Reino Unido foi adicionada à longa e crescente lista de cristãos britânicos que enfrentaram ação disciplinar ou judicial por expressar sua opinião. Olive Jones, de 54 anos, está sendo defendida pelo Christian Legal Centre depois que foi demitida por se oferecer para rezar por um aluno que sofre de leucemia.
Jones, professora que dá aulas em domicílio, dava aulas de matemática para crianças doente demais para freqüentar a escola. Quando visitava um aluno doente, ela conversou com a mãe da criança e se ofereceu para rezar pela filha. Quando lhe foi dito que a família não era crente, ela deixou o assunto de lado, mas a mãe fez uma queixa e Jones perdeu seu emprego na escola de aulas particulares Oak Hill Short Stay, na cidade de Nailsea, distrito de North Somerset, oeste da Inglaterra.
Seus empregadores disseram que a oferta de oração poderia ser considerada como “bullying” – um ato de violência psicológica. Jones agora teme que o incidente tenha deixado marcas, prejudicando suas perspectivas futuras de emprego.
Jones disse que sua oferta de oração está sendo tratada como “um ato criminoso”: “É uma marca negra contra meu nome e meu caráter quando se trata de obter uma referência para outro trabalho, somente porque compartilhei meu testemunho”.
“Se tivesse cometido algum crime, acredito que a reação teria sido a mesma”, disse ela, acrescentando estar indignada com a interpretação da empresa sobre liberdade de expressão.
“Surpreende-me que um país com tão forte tradição cristã tenha se tornado um país onde é difícil falar sobre sua fé”.
Paddy e Stephanie Lynch, os pais da estudante de 14 anos de idade, dizem que Jones deixou sua filha “traumatizada”. Eles disseram ao jornal Daily Mail que as visitas de Jones tinham deixado sua filha “profundamente perturbada”, depois que a professora disse a ela, após a morte de um amigo próximo da estudante, que quando pessoas morrem novas, elas vão para o céu.
“As sessões com a sra. Jones tornaram-se cada vez mais traumáticas e decidimos que não era apropriado para aquela mulher vir até minha casa.” A família alega que a sra. Jones tinha ignorado repetidos pedidos para parar de “pregar”.
O jornal Daily Mail comentou em artigo que a experiência de Jones e de várias pessoas tais como ela numa crescente Grã-Bretanha anti-cristã é um resultado da adoção oficial de uma nova religião de estado compulsória de “igualdade e diversidade”.
“Códigos oficiais de conduta, que podem ser a base da ação disciplinar, e fazem parte integrante dos contratos de trabalho, obrigam milhões de funcionários públicos a ‘promover’ a igualdade e ‘respeitar’ a diversidade”.
“É possível que a publicidade e o apoio de grupos de pressão possam ajudar a sra. Jones, tal como aconteceu a Caroline Petrie, enfermeira sujeita a situação similar. Mas o problema fundamental, a lenta ocupação deste país por fanáticos politicamente corretos, continua a crescer”.
A sra. Jones disse: “não estou zangada com meus chefes, pois eles estão tentando interpretar as novas políticas de igualdade e diversidade. Mas eu estou zangada com o sistema politicamente correto e sobre o fato de que você não possa mencionar nada que tenha a ver com fé a pessoas que possam fazer uso disso”.
Nick Yates, um porta-voz da assembléia de North Somerset, afirmou: “Olive Jones trabalhou como professora suplente, trabalhando com o serviço de aulas particulares de North Somerset. Uma queixa a respeito de Olive foi feita por um dos pais. Esta queixa está sendo investigada”.
Leia também: Meu calvário, por professora cristã demitida por oferecer-se a rezar por aluno doente – em inglês, matéria do Daily Mail.
Fonte: Lifesitenews. Tradução e adaptação de Matheus Cajaíba. Para ler o texto na íntegra e em inglês, clique aqui.
Mensagem do dia (05/01/2010)
Esperar é reconhecer-se incompleto.
Guimarães Rosa.
Mensagem do dia (04/01/2010)
Se alguém abandona este mundo e quer alcançar o Reino, tome Jesus nos braços, aperte-O ao peito, e poderá chegar com grande alegria aonde deseja ir.
Orígenes.
Mensagem do dia (03/01/2010)
Esta estrela é o caminho, e o caminho é Cristo, porque Cristo é a nossa estrela pelo mistério da sua encarnação. Cristo é o astro brilhante da manhã o qual não se vê onde se está Herodes, mas volta a aparecer no lugar onde está o Salvador e mostra o caminho.
Santo Ambrósio.
Mensagem do dia (02/01/2010)
Fui criado para ascender até Deus com minhas ações.
São Gregório de Nazianzo.
Mensagem do dia (01/01/2010)
Se o meu Redentor, por causa de meus pecados, me mandasse para longe de si, lançar-me-ia aos pés de Maria, e, aí prostrado, não me levantaria sem que ela me tivesse alcançado o perdão.
São Boaventura.
Recadim!
Algumas pessoas me escreveram através dos comentários para entrarem em contato comigo. Agradeço a gentileza e o interesse, ainda não os respondi por absoluta falta de tempo. Espero a compreensão de vocês, na semana que vem devo reiniciar por aqui com ânimo renovado. Estou preparando algumas novidades para o blog, é aguardar um pouco mais – aliás, pretendo disponibilizar um formulário próprio para as pessoas entrarem diretamente em contato comigo ao invés de postarem comentários.
Que todos tenhamos um ano de 2010 pleno de graças e bênçãos. Não deverá ser um ano fácil, porque a ofensiva demoníaca anti-cristã se mostra cada vez mais impiedosa, varrendo os valores morais para baixo do tapete, acelerando a decadência da sociedade ocidental, que infelizmente abdicou de seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na próxima semana, para citar apenas um exemplo, publicarei aqui alguns escritos do PT e do governo federal que demonstram a intenção de implantar o aborto no Brasil na base da força, legalizando o assassinato de bebês sob a alcunha de “direitos humanos” – o que demonstra que teremos que reagir.
Peço a Deus que me dê um ânimo que eu pessoalmente não tenho e para que eu não confunda coragem com valentia para continuar seguindo contra a maré. Obrigado a todos pela visita.
Até o ano que vem!
Mensagem do dia (31/12/2009)
Esperança é a paciência com a lâmpada acesa.
Tertuliano.
Mensagem do dia (30/12/2009)
Saiba, meu querido irmão, que a cortesia é uma das qualidades de Deus.
São Francisco de Assis.
Mensagem do dia (29/12/2009)
Hoje, como nos tempos de Jesus, o natal não é uma fábula para crianças, mas a resposta de Deus ao drama da humanidade em busca da verdadeira paz.
Papa Bento XVI.
Mensagem do dia (28/12/2009)
A Virgem deu à luz; quem o explicará? O Verbo se fez carne; quem explanará este mistério? Se o Verbo de Deus chorou na boca de uma criança, como poderá falar dele o homem cheio de imperfeição?
São Pedro Crisólogo.
Mensagem do dia (27/12/2009)
Não hesiteis, pois, em obedecer, em ser submissos. […] Descer, voltar para Nazaré, ser submisso, obedecer na perfeição: eis o cúmulo da sabedoria. […] Eis a sabedoria com sobriedade.
Santo Antônio de Pádua.
Mensagem do dia (26/12/2009)
Ponhamos então toda a nossa devoção, irmãos, em meditar sobre Cristo envolto nos panos com os quais Sua mãe O cobriu, para que vejamos, na alegria eterna do Reino, a glória e a beleza com a qual Seu Pai O terá revestido.
Beato Guerric d’Igny.
Mensagem do dia (25/12/2009)
Desperta, ó homem! Por ti, Deus Se fez homem.
Santo Agostinho.
Natal: noite de paz e de esperança para aqueles que sofrem
Milhões de pessoas em todo o mundo terão uma noite de natal diferente.
Milhões de cristãos em todo o planeta não poderão celebrar publicamente a vinda do Cristo.
Estima-se que mais de 200 milhões de cristãos vivem em regimes opressores, onde o cristianismo é perseguido pelo estado e a fé verdadeira impiedosamente combatida.
Há países onde professar publicamente a crença em Nosso Senhor Jesus Cristo é o suficiente para ser encarcerado ou mesmo condenado à morte. Nos países comunistas, as ditaduras proíbem ou restringem reuniões de cristãos, impressão e distribuição de Bíblias, manifestações públicas de fé e devoção.
Em alguns países seguidores da lei islâmica, um muçulmano que se converte ao cristianismo deve ser morto. Cristãos são mortos, agredidos, expulsos de suas casas e terras, oprimidos, sob o silêncio sepulcral da mídia internacional.
Esses cristãos não podem celebrar livremente o natal. Na verdade, arriscam a liberdade e muitas vezes a própria vida para adorar o Deus verdadeiro, a Salvação dos homens, a Verdade e a Vida.
Hoje à noite, celebraremos em paz e junto a nossos familiares a vinda daquele que é o motivo de nossa alegria, o sentido de nossa existência, o fim último de nossos desejos, nossa paz eterna. Aquele que por Ele todas as coisas foram criadas. Aquele que esteve desde sempre junto ao Pai e revelou-O a nós. Aquele que é a própria realização da história. O cobertor que aquece nossos corações solitários, o alimento para nossa alma dispersa.
Essa noite, celebramos com alegria e paz o VERBO.
No conforto de nossos lares, comemos e bebemos, trocamos presentes, nos alegramos, ficamos felizes. Comemoramos a vinda dAquele que se tornou humano para sermos verdadeiramente humanos.
Enquanto isso, milhões de irmãos na fé sofrem incessantemente sob um manto de silêncio ensurdecedor. Através de seu sacrifício, sua abnegação, seu martírio gritam ao mundo, ainda que sem voz, que Jesus Cristo vive e é o Senhor!
Ouçamos o grito dessas testemunhas vivas do amor de Deus para com a humanidade! Lembremo-nos desses que sofrem em nome do Senhor, em nome de Sua verdadeira Igreja, Una, Santa, Católica, Apostólica! Unamo-nos junto a eles, em oração sincera, e peçamos o fim das perseguições aos cristãos no mundo! Entremos em comunhão espiritual com nossos irmãos através da oração.

Capela catolica ‘clandestina’ em aldeia do Yunnan, China, 1994. Fonte: Site “Pesadelo Chinês” (http://pesadelochines.blogspot.com/)
E cabe agora uma reflexão, para cada um de nós. Será que teríamos a coragem de arriscar a própria vida pelo nome de Jesus? Milhões arriscam a vida diariamente pelo Seu Santo nome. E nós? O que fazemos para que o nome do Senhor seja amado e seu Evangelho levado até os confins da Terra?
Que noite de esperança! Esperança para aqueles que sofrem, aqueles que são agredidos, humilhados e mortos em nome do Senhor Jesus! Que recompensa terão!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós (Mateus 5, 11-12).
Que sejam exemplos para nós, que teremos uma noite tranqüila, serena, junto a familiares, amigos, pessoas que amamos. Eles, no entanto, terão uma noite de sofrimento, medo, angústia. Mas, confortados pelo amor de Deus e a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, terão uma noite de paz, a verdadeira paz, em meio às turbulências, ao ódio à Verdade, em meio às injúrias, calúnias e terror.
No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo (João 16, 33).
Oremos pelos cristãos perseguidos! Oremos pelos irmãos católicos, segregados e marginalizados! Nesta noite santa, guardemos em nossos corações esses milhões de fiéis que, com suas próprias vidas, lembram modestamente à humanidade que não há paz nesta terra. A verdadeira paz só o Cristo nos dá: Ele é a fonte de nossa esperança em um dia podermos contemplar o Pai.
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! (João 14, 27).
Vem Senhor Jesus! Vem nesta noite salvar seu povo!
Mensagem do dia (24/12/2009)
Hoje, quando nos preparamos para contemplar uma vez mais o Menino Deus em seu berço humilde, por favor lembrem-se: Ele é a fonte e o limite do nosso conhecimento. Ele é a medida, a régua e a balança. Ele é o alfa e o ômega. Para além desses limites, existe apenas o mistério insondável da Liberdade Divina.
Olavo de Carvalho.
Mensagem do dia (23/12/2009)
Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar.
Laure Conan.
Mensagem do dia (22/12/2009)
O Natal não é uma data… É um estado da mente.
Mary Ellen Chase.
Mensagem do dia (21/12/2009)
Não firam, não humilhem, mas defendam a religião com toda a alma.
São Pedro Canísio.
Mensagem do dia (20/12/2009)
Que mistério novo e admirável! João Batista não nasceu ainda e já fala através dos seus saltos. Ainda não apareceu e já profere anúncios. Ainda não pode gritar e já se faz ouvir através dos seus actos. Ainda não começou a sua vida e já prega a Deus. Ainda não vê a luz e já aponta para o Sol. Ainda não foi dado ao mundo e já se apressa a agir como precursor. O Senhor está ali: ele não é capaz de se conter, não suporta os limites fixados pela natureza, esforça-se por romper a prisão do seio materno e procura dar a conhecer antecipadamente a vinda do Salvador.
São João Crisóstomo.
Mensagem do dia (19/12/2009)
A vida é um dever a cumprir, uma dor a suportar e um apostolado a exercer.
Padre Gustave Delacroix de Ravignan.
Mensagem do dia (18/12/2009)
Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.
Oren Arnold.
Mensagem do dia (17/12/2009)
Miséria é falta de amor entre os seres humanos.
Irmã Dulce.
Mensagem do dia (16/12/2009)
Quando o machado entrou na floresta, as árvores disseram: – O cabo é dos nossos!
Provérbio turco.
Mensagem do dia (15/12/2009)
Querido Menino Jesus, todos os meus colegas da escola escrevem para o Papai Noel, mas eu não confio naquele lá. Prefiro você.
Escrito por uma menina italiana de nome Sara.
Não vamos perder tempo!
Tenho uma fila com mais de quarenta comentários recebidos neste meio tempo em que estive “de molho”. Serão devidamente respondidos.
Mas decidi não perder mais tempo com idiotices tais como a de um comentário recentemente enviado. O mané veio com um papo de “a Igreja Católica é obscurantista e castradora do conhecimento, bla bla bla bla”, entre outras esquisitices – olha, um aviso: eu não perco meu precioso tempo lendo besteiras como essas até o final. Então, o comentário já foi enviado para o beleléu sem eu nem ter lido a metade de tão extensa quantidade de imbecilidades.
Quem fundou as universidades européias foi a Igreja Católica, os principais estudos sobre ótica na Idade Média foram realizados por padres e monges (o panaca será que nunca ouviu falar em Roger Bacon?), sem falar na influência dos pensadores católicos na filosofia, no direito, nos fundamentos da ciência econômica. Ou no progresso tecnológico ocorrido na Europa a partir do Renascimento Carolíngio, que provocou uma expansão das terras cultiváveis nos séculos seguintes e resultou um formidável desenvolvimento econômico e civilizacional entre os séculos XII e XIII. Quem estiver interessado, que leia o texto O Cristianismo visto por um agnóstico, do professor belga Léo Moulin.
Para o imbecil, Notre Dame deve ter sido obra do acaso! Uma civilização comandada por uma instituição tão “obscurantista” e “castradora” do conhecimento seria capaz de realizar tais feitos?
Enfim… Não adianta. Tem gente que merece mesmo é ser devidamente ignorada. Algumas respostas, contudo, são necessárias para ajudar a dirimir questões e esclarecer alguns pontos que passam batidos nos meios de comunicação.
Tomei a decisão, portanto, de não aprovar mais nenhum comentário que expresse qualquer insulto ou calúnia contra a Igreja Católica, como costumava fazer – e em seguida, fazia questão de respondê-lo. Resolvi radicalizar: esses palhaços não merecem nem resposta. Que falem bobagens em outros cantos, afinal de contas, de sites de ataques à Igreja ou ao cristianismo a internet está repleta.
Sou ocupado o suficiente pra saber quem está a fim de conversar e quem está a fim de tumultuar o ambiente. “Ah, você é um censor! Está impedindo a liberdade de expressão!” O blog é meu, escrevo aqui o que eu quiser e aprovo os comentários que eu quiser. Vai ficar bravo e dar pulinho? Então não apareça mais por aqui.
E como disse, nos próximos dias começarei a responder os comentários que aguardam moderação.
Mensagem do dia (14/12/2009)
Aqueles que lutam pela virtude na vida comunitária terão maiores méritos.
São Nimattullah Kassab Al-Hardini.
Mensagem do dia (13/12/2009)
A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil.
William J. Bailey.
Um ano de JORNADA CRISTÃ
Queridos:
Hoje JORNADA CRISTÃ completa um ano de existência. Sou grato a todos vocês leitores pela companhia. Durante um bom tempo estive ausente, em virtude da conclusão do meu mestrado. Agradeço, de coração, pela audiência, que chegou a 10 mil visitas por mês mesmo com atualizações esparsas. Estando agora liberado de meus compromissos acadêmicos, nos próximos dias retornarei firme aqui no trabalho de defesa da Igreja Católica e dos valores cristãos, dentro das minhas enormes limitações.
Homenageando o saudoso Padre Antônio das Mercês Gomes, o principal objetivo de JORNADA CRISTÃ é trazer a público notícias e fatos ignorados pela imprensa e pela mídia em geral, além de divulgar o ponto de vista católico sobre eventos muitas vezes noticiados de forma distorcida e maliciosa pelos meios de comunicação. Neste ano de 2009, em pelo menos dois momentos choveram ataques sistemáticos à Igreja Católica, sua doutrina e seus líderes: quando da declaração do Papa sobre o uso de preservativos para combate à AIDS e quando do triste episódio de Alagoinha, a partir da declaração de Dom José Cardoso que anunciava a excomunhão automática dos envolvidos no aborto dos gêmeos de uma garotinha de nove anos concebidos através de um estupro.
Este blog, cumprindo seu papel, tentou defender a Igreja simplesmente dizendo a verdade: eventos e palavras foram distorcidos tendo como finalidade pura e simples caluniar o catolicismo, ridicularizar os fiéis e afrontar a autoridade moral do Papa e dos clérigos – o que é fundamental para desmoralizar a instituição como um todo.
JORNADA CRISTÃ tem como meta ser um copo de água limpa e refrescante no deserto da modernidade pagã. Um pequeno e precário porto contra o maremoto da fúria anticristã que tomou conta do ocidente, principalmente nos últimos cinqüenta anos. Uma estrelinha miúda, difícil de encontrar, em um céu nublado de lua nova, na escuridão profunda da noite que tomou conta da sociedade ocidental.
Eu me lembro do querido Padre Tonico, em seu inesquecível curso “Renascer Jovem” proclamando o evangelho de João, dirigindo-se a nós, os cursistas:
Vós sois a luz do mundo!
JORNADA CRISTÃ se propõe a ser essa pequena referência, um esforço limitado mas sincero em prol do Reino de Deus, uma demonstração de amor a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Igreja.
Mais uma vez: obrigado a todos!
Mensagem do dia (12/12/2009)
O homem está sempre disposto a negar aquilo que não compreende.
Luigi Pirandello.
Mensagem do dia (11/12/2009)
Pertencer à Igreja é, em essência, crer na salvação que vem de Deus.
Henri Charlier.
Mensagem do dia (10/12/2009)
Não se passa da descrença à fé sem reflexão nem luta.
André Frossard.
Mensagem do dia (09/12/2009)
Envelhecer é ver Deus de mais perto, é ter todas as idades.
Anônimo.
Mensagem do dia (08/12/2009)
“Avé Maria, cheia de graça!”: Revelação do Espírito, que nos demonstra em Maria o que poderíamos ser sem o pecado e o que havemos de ser pela redenção, nela preparada e consentida. A imaculada conceição de Maria é o primeiro e prévio fruto da redenção de Cristo, onde a graça da criação se aumenta com a da nova criação.
Dom Manuel Clemente.
