Artigo: A cobertura (tendenciosa) da mídia sobre a religião

Texto importantíssimo na Zenit do padre John Flynn, que lembra bastante o (já citadíssimo aqui…) blog Pai, perdoai-lhes; eles não sabem o que escrevem. O assunto: a desinformação veiculada pelos órgãos de imprensa sobre assuntos relacionados ao Cristianismo e à Igreja Católica.

Veja alguns exemplos de equívocos publicados em revistas, jornais e na tv dos Estados Unidos citados pelo padre Flynn no artigo:

  • reportagem em que se afirmava que não podemos tomar a Bíblia como uma fonte confiável sobre como deveria ser o matrimônio e também afirmava que nem a Bíblia nem Jesus definiam explicitamente o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher;
  • periódico confundido a Imaculada Conceição de Maria com o nascimento virginal de Jesus em um artigo publicado nada menos que no dia da Imaculada Conceição;
  • jornalista de tv indicando erroneamente que os católicos crêem que a hóstia «simboliza o corpo de Cristo». A tv corrigiu o texto, mas cometeu outro erro: reconheceu que os católicos crêem que a hóstia seja o Corpo de Cristo, mas afirmou que isto ocorre quando a hóstia é «abençoada», no lugar do termo correto, «consagrada».

O texto comenta a cobertura da mídia sobre a sucessão do Papa João Paulo II e a necessidade de jornalistas especializados em religião nas redações dos jornais, revistas e órgãos de imprensa em geral. Não deixe de ler. O link está aqui.

Deixe uma resposta