Links medievais

Se você pensa que a Idade Média é a “idade das trevas”, do atraso, da ignorância e dos horrores, saiba que ignorante é você. JORNADA CRISTÃ oferece aos seus leitores três sites muito interessantes e bem ilustrados que enfatizam o que os historiadores vagabundos fazem questão de não ensinar em livros ou nas salas de aula:

  • Glória da Idade Média: na Idade Média, a Igreja Católica modelou a sociedade. Beleza, hierarquia e unção sobrenatural: a História da Idade Média é o contrário da Idade das Trevas.
  • Idade Média: particularidades da cultura medieval: cavalaria, Cruzadas, Inquisição, arquitetura, sociedade, entre outros assuntos.
  • Orações e milagres medievais: blog dedicado especialmente às narrativas de milagres e orações medievais, além de contos e lendas edificantes deste período histórico.

5 comentários sobre “Links medievais

  1. Você não precisa ser estúpido chamando as pessoas de ignorantes, pois a culpa é da mídia e das escolas que dizem ser a idade média a era das trevas. Mas isso não se aplica a mim, pois sempre tive atração e admiração por esse período tão rico da cultura e da Religião Católica, apesar de seus erros. Mas Deus em sua infinita sabedoria enviou entre outros, dois grandes santos, São Francisco e São Domingos, que sem se afastar da Igreja católica, a reformaram por dentro, renovando a Igreja na idade Média.

  2. Se chamar um ignorante de ignorante é estupidez, sou estúpido e vou continuar na minha estupidez. Se dar nome aos bois é coisa de estúpido, eu me orgulho muito de ser um. É por causa dessa delicadeza, desse “respeito”, dessa frescuragem toda é que os católicos e a Igreja perderam o respeito próprio e a compostura, pois tratam muito bem seus inimigos, aqueles que justamente desejam destruí-la. Cada pessoa é culpada da própria ignorância: as informações estão aí, para quem quiser pesquisar, aprender, discutir. Se a escola e a mídia dizem mentiras, é dever de cada um pesquisar e aprender o que diz o outro lado, coisa que poucas pessoas fazem.

  3. Faço minhas as suas palavras, Matheus.

    Demais disso, é dizer que a ignorância, precisamente neste caso, está na indisposição em conhecer as outras versões dos relatos históricos, especialmente as das pessoas/instituições amiúde agredidas, caso mui especial da Igreja Católica, a costumeira “vilã” da doutrinação marxista em classes de história.

  4. Ignorante é aquele que ignora a verdade ou os fatos sobre um assunto. A palavra tomou uma conotação negativa, mas não é um xingamento por si só. Por exemplo, sou uma ignorante das coisas relativas à Igreja, agora que estou me aperfeiçoando mais, mas ainda sou ignorante.
    Pena que dois dos links são blogs, não posso acessar, mas sua iniciativa é muito legal, Matheus!

  5. Caríssima Karina, na verdade os três links são de blogs do Luís Dufaur, todos muito bons, por sinal. Neles, há conexões para outros blogs do autor também sobre o fascinante período medieval – catedrais, cruzadas, castelos, cidades …

Deixe uma resposta