Para a glória de Deus, em comunhão com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana

Jornada Cristã


domingo, 11 de janeiro de 2009



Se você pensa que a Idade Média é a “idade das trevas”, do atraso, da ignorância e dos horrores, saiba que ignorante é você. JORNADA CRISTÃ oferece aos seus leitores três sites muito interessantes e bem ilustrados que enfatizam o que os historiadores vagabundos fazem questão de não ensinar em livros ou nas salas de aula:

  • Glória da Idade Média: na Idade Média, a Igreja Católica modelou a sociedade. Beleza, hierarquia e unção sobrenatural: a História da Idade Média é o contrário da Idade das Trevas.
  • Idade Média: particularidades da cultura medieval: cavalaria, Cruzadas, Inquisição, arquitetura, sociedade, entre outros assuntos.
  • Orações e milagres medievais: blog dedicado especialmente às narrativas de milagres e orações medievais, além de contos e lendas edificantes deste período histórico.
Postado às 23:59 | Tags: ,

5 Comentários

  1. Eliane disse:

    Você não precisa ser estúpido chamando as pessoas de ignorantes, pois a culpa é da mídia e das escolas que dizem ser a idade média a era das trevas. Mas isso não se aplica a mim, pois sempre tive atração e admiração por esse período tão rico da cultura e da Religião Católica, apesar de seus erros. Mas Deus em sua infinita sabedoria enviou entre outros, dois grandes santos, São Francisco e São Domingos, que sem se afastar da Igreja católica, a reformaram por dentro, renovando a Igreja na idade Média.

  2. JORNADA CRISTÃ disse:

    Se chamar um ignorante de ignorante é estupidez, sou estúpido e vou continuar na minha estupidez. Se dar nome aos bois é coisa de estúpido, eu me orgulho muito de ser um. É por causa dessa delicadeza, desse “respeito”, dessa frescuragem toda é que os católicos e a Igreja perderam o respeito próprio e a compostura, pois tratam muito bem seus inimigos, aqueles que justamente desejam destruí-la. Cada pessoa é culpada da própria ignorância: as informações estão aí, para quem quiser pesquisar, aprender, discutir. Se a escola e a mídia dizem mentiras, é dever de cada um pesquisar e aprender o que diz o outro lado, coisa que poucas pessoas fazem.

  3. Eduardo Araújo disse:

    Faço minhas as suas palavras, Matheus.

    Demais disso, é dizer que a ignorância, precisamente neste caso, está na indisposição em conhecer as outras versões dos relatos históricos, especialmente as das pessoas/instituições amiúde agredidas, caso mui especial da Igreja Católica, a costumeira “vilã” da doutrinação marxista em classes de história.

  4. Karina disse:

    Ignorante é aquele que ignora a verdade ou os fatos sobre um assunto. A palavra tomou uma conotação negativa, mas não é um xingamento por si só. Por exemplo, sou uma ignorante das coisas relativas à Igreja, agora que estou me aperfeiçoando mais, mas ainda sou ignorante.
    Pena que dois dos links são blogs, não posso acessar, mas sua iniciativa é muito legal, Matheus!

  5. Eduardo Araújo disse:

    Caríssima Karina, na verdade os três links são de blogs do Luís Dufaur, todos muito bons, por sinal. Neles, há conexões para outros blogs do autor também sobre o fascinante período medieval – catedrais, cruzadas, castelos, cidades …

Deixe seu comentário


Get Adobe Flash player Plugin by wpburn.com wordpress themes
%d blogueiros gostam disto: