Mensagem do dia (01/05/2024)

Como dizíamos, José era um artesão da Galiléia, um homem como tantos outros. E o que pode esperar da vida um habitante de uma aldeia perdida como Nazaré? Apenas trabalho, todos os dias, sempre com o mesmo esforço. E, no fim da jornada, uma casa pobre e pequena, para recuperar as forças e recomeçar a tarefa no dia seguinte. Mas o nome de José significa em hebreu Deus acrescentará. A vida santa dos que cumprem a sua vontade, Deus acrescenta dimensões inesperadas: o que a torna importante, o que dá valor a tudo – o divino. À vida humilde e santa de José, Deus acrescentou – se assim me é permitido falar – a vida da Virgem Maria e a de Jesus, Senhor Nosso. Deus nunca se deixa vencer em generosidade. José podia tornar próprias as palavras pronunciadas por Santa Maria, sua Esposa: Quia fecit mihi magna qui potens est, fez em mim coisas grandes Aquele que é Todo-Poderoso, quia respexit humilitatem, porque olhou para a minha pequenez.

São Josemaría Escrivá.

Mensagem do dia (28/04/2024)

Homens evangélicos e apostólicos foram capazes de compreender que tudo o que é bom só se consuma em nós pelo socorro do Senhor e a tal ponto desconfiavam de poder guardar a fé intacta, por suas próprias forças e pelo seu livre arbítrio, que pediam ao Senhor que os ajudasse a conservá-la ou que lha concedesse. Se Pedro precisava do socorro do Senhor para que a fé não lhe faltasse, quem seria tão presunçoso e cego a ponto de pensar que não precisaria da ajuda diária do Senhor para poder guardá-la? Sobretudo quando o Senhor declara explicitamente no evangelho: «Como o ramo não pode frutificar por si só, se não ficar na videira, assim também vós se não permanecerdes em mim». E mais: «Sem mim, nada podeis fazer». Portanto, tendo em vista o exposto, seria absurdo e até sacrílego atribuir à nossa própria indústria, e não à graça de Deus, algo de nossas boas obras!

São João Cassiano.

Mensagem do dia (26/04/2024)

Medita por momentos na vida de Cristo e verás que não há nela, nem liberdades, nem barulho, nem burburinho de vozes; verás o Filho de Deus submetido ao homem; verás Jesus obediente, submisso e numa paz serena, tendo como única regra de vida fazer a vontade de Seu Pai. E, finalmente, contempla Cristo pregado na cruz. De que serve então falar de liberdades?

São Rafael Arnáiz Barón.

Mensagem do dia (21/04/2024)

Fala como bom pastor aquele que, quando conduz o seu rebanho para o pasto e o faz voltar, recolhe com seu braço os cordeiros pequenos que não podem caminhar, e ergue ao peito as ovelhas que amamentam (latim: «fetas») e aquelas cansadas, ele próprio as carrega. O termo latino fetus («fecundado»), às vezes significa «cheio», às vezes «libertado». Assim Jesus Cristo nos apascenta cada dia com os ensinamentos evangélicos e com os sacramentos da Igreja; reuniu-nos com seu braço, estendido sobre a cruz.

Santo Antônio de Pádua.

Mensagem do dia (08/04/2024)

Se Maria não fosse humilde, não desceria sobre Ela o Espírito Santo; e, se Este não descesse, Ela não conceberia pelo poder d’Ele. Pois como poderia conceber d’Ele sem Ele? É claro, portanto, que, para Ela conceber d’Ele, «o Senhor olhou para a humildade de sua serva» muito mais do que para a sua virgindade; e, embora tenha por sua virgindade agradado a Deus, foi pela humildade que concebeu.

São Bernardo de Claraval.

Mensagem do dia (06/04/2024)

A razão pela qual os discípulos tardarão em acreditar na Ressurreição do Senhor, não foi tanto por sua fraqueza como por nossa futura firmeza na fé; pois a própria ressurreição demonstrada com muitos argumentos aos que duvidavam, que outra coisa significa senão que nossa fé se fortaleça por sua dúvida?

São Gregório Magno (Papa).

Mensagem do dia (02/04/2024)

Ó bom Senhor, vê que é a tua discípula fiel, resgatada pelo teu sangue, que está atormentada pelo desejo de Te ver. Vais permitir que tal sofrimento dure muito tempo? Agora que escapaste à corrupção, perdeste toda a compaixão? Agora que atingiste a imortalidade, esqueceste a misericórdia? Não, a tua doce bondade, Amigo, leva-Te a intervir sem tardar, para que aquela que chora o seu Senhor não ceda à amargura do coração.

Santo Anselmo de Cantuária.