Para a glória de Deus, em comunhão com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana

Jornada Cristã


sábado, 20 de setembro de 2014



Hoje, 20 de setembro, a Igreja celebra a memória de Santo André Kim e os mártires coreanos, católicos vítimas da perseguição religiosa na Coréia, durante o século XIX. A Igreja Católica coreana estima que cerca de 16 mil católicos foram assassinados durante essa época. Cento e três destes mártires, entre eles André Kim Taegon, o primeiro padre coreano, foram canonizados em massa em maio de 1984, por São João Paulo II. O Papa Francisco, em sua recente viagem à Coréia do Sul no mês de agosto próximo passado, beatificou Paul Yun Ji-Chung e outros 123 mártires.

Santo André Kim, o primeiro padre coreano

Santo André Kim, o primeiro padre coreano

Uma curiosidade é que os primeiros missionários cristãos que introduziram a fé católica na Coréia, no final do século XVIII, eram todos leigos.

O padre André Kim Taegon, cujo próprio pai já havia sido martirizado em nome da fé católica, foi executado em 1846, com 26 anos de idade. Torturado e antes de ser executado, ele disse essas palavras a seus algozes: “É por Deus que morro. Minha vida imortal está para começar. Tornem-se cristãos se quiserem ser felizes após a morte, porque Deus tem guardados eternos castigos aos que se recusam a conhecê-Lo”.

Beato paul yun ji-chung, canonizado recentemente pelo Papa Francisco

Beato Paul Yun Ji-chung, canonizado recentemente pelo Papa Francisco

A perseguição no final do século XIX foi tão violenta que estima-se que metade dos católicos coreanos foi morta. A grande maioria dos mártires era gente simples, leigos, homens, mulheres, casados, solteiros, velhos e jovens. A liberdade de culto foi proclamada no país apenas em 1895, quando enfim os católicos tiveram o direito de professarem livremente sua fé na Coréia.

Leia a homilia do Papa Francisco na Santa Missa de Beatificação de Paul Yun Ji-Chung e seus 123 companheiros mártires:
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2014/documents/papa-francesco_20140816_corea-omelia-beatificazione.html

Leia matéria a respeito do Vatican Insider: “Korea: A Church of martyrs”:
http://vaticaninsider.lastampa.it/en/world-news/detail/articolo/corea-del-sud-corea-del-sur-south-korea-martiri-martires-martyrs-31931/

Leia matéria do site “Aleteia”: “Os mártires coreanos e o poder do testemunho dos leigos”:
http://www.aleteia.org/pt/religiao/artigo/os-martires-coreanos-e-o-poder-do-testemunho-dos-leigos-5814330507395072

Para saber mais, uma pequena biografia de santos mártires coreanos neste site, em inglês:
http://www.koreanmartyrs.or.kr/sbss124_en_list.php

Postado às 22:24 | Tags: , , , ,

Deixe seu comentário


Get Adobe Flash player Plugin by wpburn.com wordpress themes