Segunda Guerra Mundial: 70 anos depois, poloneses culpam tanto o nazismo quanto o comunismo pela eclosão do conflito

Por Gabriela Baczynska e Denis Dyomkin.

GDANSK, Polônia (Reuters) – O presidente polonês, Lech Kaczynski, alertou na terça-feira contra tentativas de reescrever a história, enquanto quase 20 líderes europeus se reuniam na costa do Báltico para marcar o 70o aniversário do início da Segunda Guerra Mundial.

A Rússia e seus ex-aliados do Leste Europeu estão em atrito por causa do papel exercido em 1939 pelo então ditador soviético Josef Stálin, cujo acordo com a Alemanha nazista permitiu a invasão da Polônia e o início da guerra.

Enquanto os russos se orgulham profundamente da sua vitória sobre as forças de Adolf Hitler em 1945, os poloneses, bálticos e outros dizem que Stálin também foi diretamente responsável pelo início da guerra, ao dividir a Polônia com Hitler e anexar os países bálticos.

“(Precisamos) nos opor às tentativas de escrever de novo a história, de questionar as verdades da Segunda Guerra Mundial, a escala das vítimas do nazismo e também do comunismo totalitário”, escreveu Kaczynski no diário polonês Rzeczpospolita.

Ecoando essa ideia, Adam Michnik, que foi dissidente do regime comunista polonês, escreveu na Gazeta Wyborcza que “para nós, como para muitos democratas russos, Stálin foi um criminoso e agressor”. “O criador das terras do Gulag (prisões para dissidentes) é inteiramente comparável a Hitler.”

Numa cerimônia realizada antes do alvorecer em Westerplatte, na costa do Báltico, onde os alemães dispararam os primeiros tiros no começo da invasão da Polônia, em 1o de setembro de 1939, Kaczynski comparou o assassinato de 20 mil oficiais poloneses pela União Soviética na floresta de Katyn e em outros lugares ao genocídio nazista contra os judeus.

“Qual é a comparação entre o Holocausto e Katyn? Há uma coisa ligando esses crimes, embora sua escala fosse diferente. Os judeus pereceram porque eram judeus, os oficiais poloneses pereceram porque eram oficiais poloneses”, disse.

“Não é que a Polônia tenha de aprender as lições da humildade. Não temos razão para isso. Outros têm – os que causaram a guerra”, disse o presidente, um nacionalista conservador, em uma reunião de veteranos de guerra e funcionários do governo.

A Polônia quer que Moscou se desculpe pela decisão de Stálin de matar todo um batalhão polonês em Katyn em 1940.

Durante décadas, os russos atribuíram essas mortes aos nazistas, só admitindo a responsabilidade de Stálin após o fim do regime soviético.

Fonte: Veja.com.

5 comentários sobre “Segunda Guerra Mundial: 70 anos depois, poloneses culpam tanto o nazismo quanto o comunismo pela eclosão do conflito

  1. Os poloneses têm razão. Sttalin é o Hitler russo. Quantas pessoas esse assassino matou, durante o período em que governou a extinta União Soviética? Foram milhões e milhões de seres humanos, que sofreram terrivedlmente nas mãos desse monstro, tanto russos quanto dos países que a Rússia anexou durante a guerra.

  2. O Stalin da União Soviética, o Hitler da Alemanha, o Tojo do Japão, o Fidel Castro de Cuba, estão na mesma altura de atrocidades e assassinatos de seu e de outros povos, assim como, em menor escala, o Mao Tse Tung da China e o Mussolini da Itália.

  3. Prezado Walfrido, um reparo em seu comentário: Mao Tse Tung é o maior assassino da história, tendo em sua “conta” cerca de 70 milhões de vítimas, entre os quais cerca de 45 milhões de mortos na fome que se seguiu ao “grande salto para a frente” – a coletivização da agricultura e industrialização forçada do país. Conheça o livro “Mao: A História desconhecida”, uma biografia desse nefasto líder comunista.

  4. Sinceramente a cloncusão a se tirar de tudo isso é que Stalin é cópia identica de Hitle . Pois não adianta agora os russos virem dizer que não os poloneses não foram os culpados e sim Stalin por todo este holocausto que isto ja era uma verdade que nãos se era admitida pelos russos que ate que enfim admitiram autoria de tal fatalidade e inicio de guerra.

  5. DOIS CANALHAS,TERRORISTAS E ANTI-CRISTO.HITLER E JOSEF STÁLIN,UM A HUMANIDADE SE LIVROU APÓS O FIM DA GUERRA O OUTRO CONTINUOU PERSEGUINDO E MATANDO POR MUITOS ANOS.ESTIMA-SE QUE MAIS DE 22.000.000 DE PESSOAS MORRERAM SOB A TUTELA DE JOSEF STÁLIN NA RÚSSIA,ME PERDOE O POVO RUSSO MAS ELE SÓ É COMPARAVEL A HITLER.E O SOFRIDO POVO POLÔNES QUE CONTINUOU SENDO MARTIRIZADO POR MUITOS ANOS POR ESTE REGIME COMUNISTA ODIOSO QUE É OBRA DO TERRIVEL STÁLIN,ESTES SIM SÃO OS VERDADEIROS HÉROIS DA 2:GUERRA MAS LUTARAM E SE MOSTRARAM INABALÁVEIS A ELES MINHAS SINSERAS CONGRATULAÇÕES E QUE DEUS ABENÇÕE A SUA NAÇÃO.

Deixe uma resposta