Mensagem do dia (19/02/2024)

O jejum não é definido apenas pela comida, mas também pela abstinência de todo mal, como nos explicaram os santos padres. Portanto, eu lhes imploro, vamos nos abster da preguiça, avareza, malícias, roubos, desânimo, lerdeza, auto-indulgência e da excessiva confiança em si mesmo; vamos nos abster de desejos destrutivos que a serpente coloca a nossa frente quando estamos jejuando.

São Teodoro Estudita.

Mensagem do dia (18/02/2024)

Tudo o que Jesus fez e padeceu foi para nos instruir. Por isso, quis ser conduzido a esse lugar a fim de lutar com o demônio, para que ninguém, de entre os batizados, se sinta perturbado se, depois do seu batismo, sofre as maiores tentações, como se fosse uma coisa extraordinária; deve, antes, suportar tudo isso como se fizesse parte da ordem natural das coisas. Foi para isso que recebestes as armas: não para ficardes ociosos, mas para combaterdes.

São João Crisóstomo.

Mensagem do dia (14/02/2024)

Chegamos, pois, caríssimos, ao início da Quaresma, ou seja, a um mais aplicado serviço do Senhor, pois comprometendo-nos de alguma forma em uma espécie de competição de obras santas, preparamos nossas almas para combater as tentações; e compreendamos que quanto mais nos aplicarmos à nossa salvação, tanto mais veementes serão os ataques dos adversários. Mas, Aquele que está em nós é mais forte do que aquele que está contra nós e é por Ele que nos afirmamos, se confiarmos em Sua força: porque se o Senhor permitiu ser tentado pelo tentador, com isto quis nos instruir pelo Seu exemplo, para que fôssemos fortalecidos pelo Seu auxílio. Porque Ele venceu o inimigo, como já ouvistes dizer, apelando para as leis e não pelo uso do Seu poder; desta forma Ele honrava sobremaneira o homem e punia mais severamente o adversário, pois que o inimigo do gênero humano era vencido por Ele não tanto enquanto Deus, mas enquanto homem. Portanto, Ele lutou para que nós pudéssemos lutar em seguida; Ele venceu, para que nós da mesma forma vencêssemos.

São Leão Magno (Papa).

Mensagem do dia (11/02/2024)

A fé pura, vivida no amor, mantida pela perseverança, paciente na espera, humilde na sua afirmação, firme na confiança, cheia de respeito na oração e de sabedoria quanto ao que nela é pedido, está segura de que ouvirá, em todas as circunstâncias, aquelas palavras do Senhor: «Quero, fica purificado».

São Pascásio Radberto.

Mensagem do dia (03/02/2024)

O nosso século orgulha-se de ser o da vida intensa, e essa vida intensa não é senão uma vida agitada, porque o sinal do nosso século é a corrida, e as mais belas descobertas de que se orgulha não são as descobertas da sabedoria, mas da velocidade. E a nossa vida só é propriamente humana se nela há calma, vagar, sem que isto signifique que deva ser ociosa (…). Acumular corridas e mais corridas não é acumular montanhas, mas ventos.

Padre Jacques Leclercq.

Mensagem do dia (02/02/2024)

A espada a que Simeão se refere expressa a participação de Maria nos sofrimentos do Filho; é uma dor indescritível, que atravessa a sua alma. O Senhor sofreu na Cruz pelos nossos pecados; e esses mesmos pecados de cada um de nós forjaram a espada de dor da nossa Mãe. Portanto, temos um dever de reparação e desagravo não só em relação a Jesus, mas também à sua Mãe, que é também Mãe nossa.

Padre Francisco Fernández Carvajal.

Mensagem do dia (28/01/2024)

De fato, Jesus falava em seu próprio nome, Ele que tinha falado outrora pela voz dos profetas. Já é bom poder dizer, com base num texto: «Está escrito…»; ainda melhor é proclamar, em nome do próprio Senhor: «Palavra do Senhor»; mas é completamente diferente poder afirmar, como Jesus fazia: «Em verdade, em verdade vos digo…».

São Jerônimo.

Mensagem do dia (25/01/2024)

Paulo, dantes inimigo do nome de Cristo, tornou-se-lhe o maior defensor. Outrora recebia cartas com ordens de destruir as Igrejas e aprisionar os cristãos; depois, como Apóstolo, escreveu muitas epístolas, para suma edificação dos fiéis, epístolas cheias de sabedoria e do Espírito Santo. Conhecendo o mal que fizera, conhecendo a gravidade dos seus pecados, empenhou toda a energia na propaganda da doutrina de Jesus Cristo.

Padre João Baptista Lehmann.

Mensagem do dia (21/01/2024)

É missão dos filhos de Deus conseguir que todos os homens entrem – com liberdade – dentro da rede divina, para que se amem. Se somos cristãos, temos de converter-nos nos pescadores de que fala o profeta Jeremias. Jesus Cristo também utilizou repetidamente essa metáfora: «Segui-Me e Eu vos farei pescadores de homens», diz a Pedro e a André.

São Josemaría Escrivá.

Mensagem do dia (20/01/2024)

São Sebastião é um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade mesmo diante das contrariedades e perseguições. É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, mesmo sabendo que quando fosse descoberto poderia ter complicações. São Sebastião também pode ser reconhecido por sua prontidão em fazer a Vontade de Deus e enorme espírito de serviço, pois após recobrar a saúde ele se volta para os outros e quer continuar fazendo o bem, sem achar que já fez muito na vida e que agora precisa repousar.

Dom Orani João Tempesta.