Carta aberta ao Pe. Fábio de Melo

Por Gustavo Souza.

Reverendíssimo Pe. Fábio de Melo,

Em primeiro lugar, conceda-me a sua bênção!

Escrevo-lhe para fazer algumas observações e questionamentos a respeito das suas colocações durante uma entrevista recentemente concedida ao Programa do Jô.

Caso não saiba, algumas das suas declarações geraram grande indignação entre os católicos. Sobretudo nos blogs e sites católicos multiplicaram-se as críticas e manifestações de repúdio a algumas de suas posições expressas na citada entrevista. Sem dúvida, houve diversas respostas adequadas e enriquecedoras; contudo, parece que essas felizes colocações soçobraram ante uma avalanche de afirmações imprecisas, imprudentes e, em alguns casos, incorretas.

Uma das suas primeiras assertivas, que a mim causou muito espanto e preocupação, foi a de que “precisamos nos despir dessa arrogância de que nós somos proprietários da verdade suprema”. De fato, “donos” da verdade nós não somos. Mas nós a conhecemos! A Verdade é Cristo, e não há outra. Afirmações da natureza desta que o senhor proferiu induzem as pessoas a crer que a verdade é relativa ou até mesmo que não existe. Quando, na realidade, nem uma coisa nem outra procedem. Foi à Igreja que Cristo confiou a missão de ensinar e zelar pela Verdade. Quando, muitas vezes, pessoas imbuídas de um espírito de falso-ecumenismo admitem que todo aquele que prega diferente da Igreja, está ‘certo dentro da sua realidade’, está-se falseando a autêntica Doutrina, segundo a qual a verdade é objetiva, acessível, única, eterna (vide Tomás de Aquino, in De Veritatis). Outrossim, ao falar em uma “verdade suprema”, subentende-se que há uma ou mais verdades inferiores, submissas. O que não é também correto. Se existe uma, e somente uma, verdade, não há porque falar em verdade “suprema”. Fazendo uso de uma associação lógica, se – como diz o adágio latino – ubbi Ecclesia, ibbi Christus (onde está a Igreja, aí está Cristo); e se Cristo é a Verdade (Jo 14,6); então a Verdade está na Igreja. Por acaso é arrogante, feio ou pecaminoso apontar aos homens aquilo que eles às apalpadelas procuram há séculos? Se os homens estão sedentos de Verdade não podemos nós saciar-lhes mostrando onde ela se encontra?

E como explicar que, ao falar da condição adâmica do homem, o senhor tenha adotado a interpretação modernista segundo a qual a historicidade das escrituras fica reduzida ao nível das histórias da carochinha?! Dizer que Adão é uma imagem simbólica, metafórica, “fabulesca”, não faz parte da Doutrina Católica! O fato de a linguagem empregada no livro de Gênesis ser recheada de simbolismo não elimina o fato de que os acontecimentos nele narrados tenham se dado no tempo e no espaço tal como foram escritos. A interpretação literal complementa e enriquece a hermenêutica que se pode fazer a partir dos símbolos. Não é assim que ensina a Igreja?

Depois o senhor falou que durante muito tempo “nós (subentenda-se: Igreja) fomos omissos”. Parece-me que essa omissão se referia às questões ecológicas. Pelo amor de Deus, padre! A missão da Igreja é salvar a Amazônia ou salvar as almas? Que conversa é essa de “cristificação do universo”? Por que dar atenção a isso quando tantas almas se perdem na imoralidade, na heresia, na inércia espiritual?

Em seguida, veio aquela colocação, esdrúxula e totalmente non sense, de que a Igreja – que se considerava barca de Pedro – após o Concílio Vaticano II passou a se enxergar como Povo de Deus. Devo informar-lhe que a Igreja permanece sendo barca de Pedro, e o povo de Deus é – por assim dizer – a tripulação desta barca. Onde é que houve mudança na compreensão da eclesiologia?

Entre as críticas feitas pelos blogueiros, salientava-se a sua posição – no mínimo, omissa – quando o apresentador Jô Soares comentou que achava um absurdo que a Igreja considerasse que o matrimônio servia apenas à procriação. Pergunto: por que o senhor não afirmou, como ensina a Igreja, que o matrimônio tem duas finalidades: a unitiva e a procriativa? Por que não disse que, sim, o amor dos esposos importa e ele é – ou, pelo menos, deve ser – expresso pela unidade (de pensamento e de vontade) que os cônjuges demonstram em todas e cada uma de suas ações? Era tão simples desfazer a argumentação errônea do entrevistador e, ao mesmo tempo, aproveitar para instruir as pessoas segundo a Sã Doutrina! Pior que não ter ensinado no momento oportuno, foi o senhor afirmar que “o nosso discurso já mudou”! Diga-me, Pe. Fábio, acaso a doutrina imutável da Igreja perdeu a sua imutabilidade? O senhor crê, convictamente, que a Igreja está, dia após dia, se amoldando à mentalidade atual? Não seria missão da Esposa de Cristo formar na sociedade uma mentalidade cristã, isto é, fomentar um novo modo de pensar e de viver que esteja impregnado do perfume de Cristo? Ou é o contrário: o mundo é que deve catequizar a Igreja?

Em outro momento da entrevista o senhor afirmou que não “conseguia” celebrar a missa todos os dias? Não lhe parece estranho, e prejudicial, que a sua “agenda” não permita que o senhor celebre todos os dias a Eucaristia? Qual deve ser o centro da vida do sacerdote: o altar ou o palco? E quanto ao breviário? A sua “agenda” permite que o senhor o reze diariamente (considerando que não fazê-lo é pecado grave para o sacerdote)?

Depois veio a pergunta: “o senhor teve experiências sexuais antes de ser padre?” Creio um homem que consagrou (frise-se o termo: consagrou) sua sexualidade a Deus não deveria expor sua intimidade diante do público. Mas, já que a pergunta indecorosa foi feita, a resposta que esperei foi algo no sentido de fazer o interlocutor entender que aquela questão era de ordem privada; que não convinha ser tratada em público. Em resumo: algo como “não é da sua conta!”. Porém, que fez o senhor? Respondeu que teve, sim, experiências sexuais precedentes, mas “às escondidas”! Caro Pe. Fábio, o senhor acha que convém dar uma resposta deste tipo? Isso não induziria as pessoas a pensar que não existem padres castos (considerando que muitos confundem castidade com virgindade)? Isso não estimularia as pessoas a crer na falácia segundo a qual todo jovem já teve, tem ou deve ter experiências sexuais que precedam a sua decisão vocacional?

O senhor comentou, ainda, que “para a gente ser padre, a gente tem que ter amado na vida. É impossível (grifos meus) fazer uma opção pelo celibato, pela vida consagrada, se eu não tiver tido uma experiência de amar alguém de verdade”. O senhor acha, realmente, que o homem que nunca amou uma mulher não sabe amar? Baseado em que o senhor diz isso? Que dizer então do meu pároco que, tendo ido para o seminário aos 11 anos, nunca namorou? Ele é menos feliz por causa disso? Menos decidido pelo sacerdócio? Não creio que isso proceda.

O que se viu nessa malfadada entrevista à rede globo foi a apresentação de um comunicador, um cantor, um filósofo, um homem qualquer. Pudemos enxergar Fábio de Melo. E só. O padre passou desapercebidamente. De comunicadores, cantores e filósofos, já basta: nós os temos em número suficiente! Precisamos de padres! Padres que são, sim, homens por natureza; mas que tiveram sua dignidade elevada pelo caráter impresso no sacramento da Ordem. Homens que não são “como quaisquer outros” porque receberam a graça e a missão de agir in persona Christi. Temos carência de ver padres que ajam, falem e – até mesmo – se vistam, em conformidade com a sua dignidade sacerdotal.

Creio que muitos destes desdobramentos que eu estou expondo não foram sequer imaginados pelo senhor no momento em que concedeu a entrevista, e enquanto respondia às perguntas. Contudo, o ônus de quem se expõe à opinião pública é, exatamente, suportar os possíveis mal-entendidos que se geram quando as palavras são compreendidas de modo diverso da intenção e da mentalidade de quem as proferiu. Espero que tudo que eu falei aqui tenha sido realmente um grande mal-entendido… Sempre cabe, contudo, esclarecer os desentendimentos mais graves que possam prejudicar não só a sua imagem, mas a da Igreja como um todo. Um ensino errado pode levar uma alma à perdição.

Perdoe-me, sinceramente, a franqueza e, talvez, a dureza em alguns momentos. Mas eu precisava lhe expor as minhas dúvidas, impressões e inquietudes com relação a essa entrevista. Se o senhor se dignar me responder esta carta, ainda que de modo breve, sucinto, ficaria imensamente grato. Despeço-me rogando mais uma vez a sua bênção e garantindo-lhe as minhas orações em favor de seu sacerdócio e de sua alma.

Gustavo Souza,

Indigno filho da Santa Igreja Católica.

Fonte: “Erguei-vos, Senhor“. Link para o texto aqui.

12 comentários sobre “Carta aberta ao Pe. Fábio de Melo

  1. Gustavo, gostei muito da sua colação diante da entrevista do Pe. Fabio de Melo no programa do Jô. Realmente ele teve alguns posicionamentos infelizes diante do público. Creio eu que ele como Sacerdote deve estar preocuapado com a Evangelização do povo e não com sua aparência física. Ele deve ser o priemiro, como Sacerdote, a testemunhar Jesus Cristo, o Grande Sacerdote do Pai. Rezemos para que ele seja um verdadeiro seguidor e testemunho de Jesus Cristo!!! Cristiane, católica.

  2. ola pessoal!
    li o desabafu de GUSTAVO SOUZA, confesso que fiquei surpreendida com algumas colocaçoes citadas.
    Vejo padre FABIO, como um sacerdote preparado e muito sabio, lembrando que nao estou descartando os outros sacerdotes.
    Adimiro-o pela coragem que ele tem de expressar seus sentimentos e ensinamentos.
    Nao e a forma que ela se veste que vai desumanizar, desvalorizar o sacerdocio.
    Afinal ele se veste como um homem de DEUS. As roupas que ele usa sao compostas, e nao escandalosas pra gerar tantas repercussoes desnecessarias!
    Padre Fabio tem resgatado adolescentes, jovens, adultos, idosos, a se encontrarem com DEUS, este e o proposito que ele transmiti a todos nos.
    Se algumas colocaçoes que padre Fabio fala desagrada algumas pessoas, aceito como normal, por que seria impossivel que os ensinamentos que ela pronuncia atraves do envangelho agradasse a todos de forma unanime.
    O PROPRIO JESUS QUIS AGRADAR A TODOS, MAS NEM TODOS SE AGRADARAM DE JESUS.Imagina o ser humano que e pecador.
    Tenho aprendido muito com ele , e a cada dia estou aprendo mas, admiro-o pelo conhecimento que ele tem, e pela visao holistica que possui.
    Confesso que ele e o padre que toda paraquia deveria ter!

    DESEJO A PADRE FABIO MUITA PACIENCIA E FE, PARA SUPORTA OS COMENTARIOS.
    CREIO QUE PELA CAPACIDADE QUE ELE POSSUI, SIMPLISMENTE FARAM DAS DERROTAS VITORIAS.
    Desculpas e perdao se nao gostou, mas confesso que sao experiencias trocadas.

    DEUS ABENÇOE A TODOS!

    irma Catolica e Apostolica Romana.

  3. GUSTAVO VOCE SIMPLISMENTE QUIS PREJUDICAR PADRE FABIO, MAS SAIBA QUE NAO E TAO FACIL ASSIM, POR QUE DEUS E MESERICORDIOSO E NAO VAI PERMITIR.
    E TAO FACIL JULGAR OS OUTROS, CUIDADO QUE QUEM JULGA E JULGADO.
    RECOLHEÇA O SEU ERRO, ACHO QUE TEM MAS ASSUNTOS INTERESSANTES PRA VOCE SOLTAR SEU VENENO.
    SEJA MAS HUMANO E RECONHEÇA O QUE PADRE FABIO DE MELO FAZ DE BOM PARA A HUMANIDADE, NAO SEJA RESUMIDO, QUERENDO USAR PALAVRAS EXTRAMBOLICAS PARA PREJUDICAR E SUJAR A IMAGEM DE UM PADRE, QUE SE PREOCUPA COM A HUMNIDADE, QUE TRANSMITI PAZ E CONDUZ O SER HUMANO A IR AO ENCONTRO DE JESUS CRISTO, ESTA E A MISSAO DO PADRE FABIO.
    CONFESSO QUE VC CARO RAPAZ PRECISA SER MAS HUMILDE,E SABER LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS.
    AS VEZES NOS PERDEMOS COM NOSSAS PALAVRAS.
    SAIBA QUE JESUS NOS ENSINA A CADA DIA, QUE O AMOR PREVALESCE, O QUE PADRE FABIO FAZ, E PREGAR ATRAVES DO EVAGENHO O AMOR ENTRE OS IRMAOS, INDEPENDENTE DE RELIGIAO,RAÇA ETNIA,… SERA QUE VC NAO PERCEBEU!

    VOU REZAR POR VC, NAO DEIXE QUE A MALDADE E O RANCOR INVADA SEU CORAÇAO.
    USE SUA SABEDORIA, COM SABEDORIA!

    DESCULPAS SE VC NAO GOSTOU DO MEU ARGUMENTO, MAS ESTOU SENDO SINCERA, PENSE MELHOR ANTES DE JULGAR OS IRMAOS.
    PEDE FORÇA AO ESPIRITO SANTO DE DEUS QUE ELE TE MOSTRARA E CONDUZIRA.

    PERDAO SE TE MAGOEI!

    SEJAS FELIZ! DEUS TE AMA!

  4. Impressionante como uma pessoa que se diz cristã,faça comentários tão descabidos,pegando frases soltas e dando sua interpretação maldosa,invejosa,venenosa.Passe a conhecer melhor o padre em todo seu contexto e se vc tiver um pouco de dicernimento fará uma retratação pública.Que Deus lhe perdõe e use este espaço para acescentar, para dividir já tem mta gente.Desculpe-me mas vc conseguiu despertar em mim e acredito que em várias pessoas um sentimento horrível de revolta e ódio e isto não é cristão.

  5. Apesar de não ser Católico, esta foi a resposta mais sensata que já ouvi de um quanto às suas doutrinas, o papel da Igreja, da santidade moral de um pregador da Palavra. Parabéns!

  6. oi!
    larissa nao estou fazendo interpretaçao maldosa e muito menos pegando frases soltas, tam bem nao estou dando interpretaçao maldosa, cada um tem o direito de dar sua opiniao, saiba que tenho conhecimento sim do padre fabio de melo, usar a palavra soltando seu veneno siginifica, furiosidade…nao estou indo pelo dicionario ate por que o significado nao e esse, mas saiba que existem culturas e ditado popular de acordo com a regiao em que moramos, desculpas se vc nao entendeu. mas nao mim julgue imaginando que varias pessoas ficaram com sentimentos horrivel quanto a mim. julgar tam bem e pecado gravissimo e que realmente nao faz parte de um bom cristao.
    DEUS PERDOA NAO SO A MIM MAS A VC TAMBEM… TENHA CERTEZA.
    por declarar-me desta forma nao significa que nao conheça o contexto de padre fabio. claro que sei da capacidade que ele tem de evangelizar.
    e o fato de ter escrito desta maneira nao significa maldade e odio, ate por que sao atitudes que nao fazem parte do meu contexto.
    desculpas cara amiga se nao gostou do retorno, mas nao se apavore cada um tem uma forma se ser, mas tenho muita coisa boa a oferecer como vc tambem tem, e uma delas e a sinceridade, amor e perdao e saiba que aprendemos muito a cada dia da nossa existencia, principalmente com nossos erros.

    forte abraço e muita paz!

  7. A SABEDORIA DO PADRE FÁBIO DE MELO VEM DE DEUS POR MEIO DO SEU ESPÍRITO SANTO E ISSO NÃO TEM EXPLICAÇÃO. SE TODOS SEGUISSEM TOTALMENTE AS DOUTRINAS DA IGREJA NÓS AINDA ESTÁVAMOS NO TEMPO DA INQUIZIÇÃO. O ESPÍRITO SANTO MOVE-SE DO JEITO QUE ELE QUER NÃO DO JEITO QUE AGENTE QUER. JESUS PARA FAZER A VONTADE DE DEUS TAMBÉM ENTROU EM CONTRADIÇÃO COM AS DOUTRINAS DA ÉPOCA E ELE FALAVA SOMENTE A VERDADE POR ISSO TAMBÉM QUE FOI CRUCIFICADO. NÓS JULGAMOS DEMAIS E SOMOS TÃO FALHOS!! [REFLITAM]

  8. GUSTAVO, SENSACIONAL SUAS COLOCAÇÕES, VC. COLOCOU TUDO AQUILO QUE EU QUERIA PERGUNTAR AO PADRE FÁBIO MELO.
    A COLOCAÇÃO SOBRE ADÃO E EVA;
    A COLOCAÇÃO SOBRE SUA SEXUALIDADE, DEIXANDO DÚVIDAS ATÉ MESMO QUE ELE, UM JOVEM NA ÉPOCA, PODERIA TER TIDO ATÉ MESMO RELAÇÃO SEXUAL.
    SENSACIONAL, VC. NÃO PRECISA,MAS LHE APOIO EM 100%.
    GOSTO DE ALGUMAS MENSAGENS DO PADRE FÁBIO DE MELO, MAS CONFESSO QUE FIQUEI PREOCUPADO COM SUAS COLOCAÇÕES NO PROGRAMA DO JÔ SOARES( DIZEM QUE ELE É ATEU, VC. SABERIA ME INFORMAR).

    E O PADRE FÁBIO LHE RESPONDEU,

    CORDIALMENTE,

    José Marcelo

  9. caro amigo , li seu comentário a respeito do Pe. Fábio, e gostaria de saber o que ele lhe respondeu.
    paz e bem!

Deixe uma resposta